Exposição do artista André Derain no museu Pompidou, em Paris

Salut! Vamos falar sobre arte? Em minha última visita a Paris, em outubro, estive no centro George Pompidou, um espaço que reúne o museu Pompidou, que possui um acervo impressionante, e ainda biblioteca e espaço dedicado à música. É um lugar de grande agitação cultural, onde, na ocasião, pude conhecer a obra do artista que trago para vocês hoje: André Derain.

Com meu esposo Delson visitando o museu Pompidou, em Paris

André Derain foi um dos fundadores do Fauvismo, corrente artística da qual já falamos aqui no Artlife. Nascido em Chatou, na Fraça, desenvolveu suas ideias com Henri Matisse e Maurice Vlaminck e foi o responsável por abrir um ateliê em Paris que se tornou o principal centro produtor de obras dentro do Fauvismo. Relembrando um pouco das características desse movimento, destacamos a representação de paisagens e a utilização de cores puras e vibrantes, como nesta tela de André Derain:

Boats in the Harbour, de André Derain (Imagem: Reprodução)

Ao ver uma exposição de Van Gogh, o artista se encantou pelo uso das cores puras e fortes, servindo como grande inspiração para suas obras, que se desenvolveram nesse estilo. Assim, André Derain foi um dos mais importantes pintores fauvistas do século XX. A sua exposição que acontece em Paris, dedica-se principalmente a sua contribuição artística no período que antecedeu a Segunda Guerra Mundial. André Derain, como um fauvista, representava paisagens, mas também retratou figuras humanas, como podemos ver na tela The Dance:

The Dance, de André Derain (Imagem: Reprodução)

A exposição de André Derain no museu Pompidou, em Paris, fica até o dia 29 de janeiro de 2018. Uma ótima dica para quem vai visitar a cidade neste fim de ano. Vale ressaltar que nesse museu existe a meia entrada de 11 € para estudantes. O valor da tarifa inteira é de 14. Uma ótima opção para quem vai visitar Paris neste fim de ano.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *