Exposição “Noite Estrelada” em Paris e a enorme popularidade de Van Gogh atualmente

Salut! Hoje vamos fazer uma breve viagem à nossa cidade favorita, Paris, para falar de uma incrível exposição que está sendo realizada com a arte de Van Gogh. Um dos maiores nomes da História da Arte, sobre quem já falamos aqui no Artlife, o pintor holandês e seu estilo inconfundível têm ganhado ainda mais notabilidade nos últimos anos, vocês já notaram? 

exposicao-van-gogh
A exposição busca imergir o público nas obras de Van Gogh (Foto: Divulgação)

A proposta da exposição em Paris é de imersão, ou seja, fazer o visitante “adentrar” nas obras de Van Gogh, que são projetadas em enormes painéis de 10 metros, posicionados por todo o local, ou seja, você fica cercado pelas cores formas criadas pelo artista, como se estivesse em um mundo pintado por Van Gogh. Algumas das obras são “Girassóis”, os autorretratos de Vah Gogh e “Noite Estrelada”, que dá nome à mostra que acontece no centro de artes Atelier des Lumières.

obra-van-gogh
Tive a oportuniade de ver de perto obras de Van Gogh na Alemanha (Foto: Acervo pessoal)

A exposição é fruto de um trabalho que demorou um ano para ser preparado. Ela tem toda uma preocupação com a ambientação e em proporcionar uma experiência completa de imersão ao público, guiando o espectador por diversas fases da vida do artista até a sua morte. Se você tem interesse em ver essa mostra, a dica é comprar os ingressos pela internet pois as filas são grandes para ver esse verdadeiro espetáculo artístico.

tela-de-van-gogh
A pintura do artista tem um estilo único que reune admiradores todos os anos (Foto: acervo pessoal)

A exposição vem sendo um sucesso e mostra que o público ama Van Gogh e a popularidade desse artista vem crescendo a cada dia. Recentemente, a marca Vans lançou uma coleção com estampas de obras do pintor para roupas e sapatos, colocando em evidência o artista para o público jovem atual. A linha veio de uma parceria com o Museu Van Gogh, em Amsterdã. Segundo a própria marca, a intenção foi justamente tornar a arte do pintor mais acessível a todos, além de homenageá-lo.

vans-van-gogh
A marca Vans recentemente lançou uma coleção com o tema de Van Gogh (Foto: Divulgação)

Foi lançado recentemente o filme “No Portal da Eternidade”, que conta sobre a fase mais conturbada da vida de Van Gogh, quando o artista teve que lidar com a depressão e outros problemas psicológicos, além da rejeição de suas pinturas pelas galerias de arte. O pintor é interpretado por Willem Dafoe, que foi indicado ao Oscar de melhor ator pelo papel. 

o-portal-da-eternidade
Willem Dafoe interpreta Van Gogh no filme “No Portal da Eternidade” (Foto: Reprodução)

Todas essas novidades mostram que Van Gogh está sendo muito valorizado atualmente, por pessoas de todas as idades em todo o mundo. É fantástico ver como sua arte se mantém viva e conquistando cada vez mais admiradores. Rejeitado em sua época, o pintor que morreu antes de presenciar o seu sucesso certamente se sentiria realizado em ver sua criação tocando a tantas pessoas. Então para quem não planeja ir a Paris nos próximos meses para visitar a exposição, minha dica é assistir ao novo filme sobre Van Gogh para mergulhar ainda mais no universo de cores criados por um dos maiores gênios da Arte mundial. Vamos às dicas de hoje?

Se você não planeja viajar a Paris este ano para conferir a exposição “Noite Estrelada” (a exposição vai até o fim do ano!), minha dica é assistir ao filme “No Portal da Eternidade”, sobre o o artista Van Gogh. 

Aqui em Teresina, acontece a exposição SER_TAUM, que é um projeto inspirado na vida do nordestino, no cordel e na xilogravura. Até o dia 30 de março na Casa da Cultura, das 8h às 17h (terça a sexta) e 8h às 12h (sábado e domingo). Visite!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *