Por dentro da feira internacional de arte – Art Basel

Hello! How are you? Hoje vou falar para vocês um pouco sobre um importante evento internacional de arte. Como sabe, estou sempre pesquisando sobre arte pelo mundo, para aprimorar meus conhecimentos. A Art Basel é uma feira com fins lucrativos que reúne trabalhos advindos de diversas galerias do mundo, ela acontece anualmente em Miami, Hong Kong e em Basel, na Suíça, seu local de origem. 

art-basel-miami
Art Basel Miami 2019 (Foto: Reprodução)

O evento começou em 1970, criado pelos galeristas de Basel Ernst Beyeler , Trudl Bruckner e Balz Hilt, chamando a atenção do público com trabalhos de 90 galerias. Ao longo dos anos, foi crescendo em número de galerias e de espectadores, sendo um dos mais importantes eventos de Arte Moderna e Contemporânea.

O último evento aconteceu dos dias 5 a 8 de novembro de 2019 em Miami Beach, sendo a 18ª edição. A feira teve um público de mais de 81 mil pessoas, que conferiram obras de 270 galerias, trabalhos de mais de 4 mil artistas! Um fato em particular marcou esta edição e deu à Art Basel lugar nas manchetes do todo o mundo, tornando o evento o principal assunto, ultrapassando até o nicho da arte. Um dos artistas expositores foi o já conhecido artista italiano Maurizio Cattelan, que levou à exposição sua obra “Comedian”. Tratava-se, literalmente, de uma banana grudada à parede por uma fita adesiva cinza. A obra chamou a atenção de pessoas no mundo inteiro – tendo que ser retirada do local antes do tempo, inclusive, devido ao tumulto em volta dela –   e foi vendida por 120 mil dólares. Outro fato curioso foi a interferência de outro artista na obra: o americano David Datuna, que visitava a exposição, simplesmente comeu a banana, que depois foi substituída.

comedian
Comedian, de Maurizio Cattelan, Art Basel Miami (Foto: Reprodução)

Toda a história em torno dessa obra chamou a atenção do mundo para a Feira, gerando milhares de comentários e memes na internet. Falando nisso, o evento tem um engajamento enorme nas mídias. A conta oficial da Art Basel no Instagram já tem mais de um milhão de seguidores. A última edição da Feira contou com a participação de 16 galerias de arte brasileiras. Elas são de São Paulo, Rio de Janeiro e Curitiba, o que mostra que o Brasil vem tendo uma forte presença no evento. 

A próxima edição será em Hong Kong, aberta a partir de 19 de março deste ano. Em seguida será a vez de Basel, no dia 18 de junho. Vale lembrar que a Art Basel tem a proposta de concentrar em suas edições, trabalhos que são da região que sedia cada edição, logo a feira de Hong Kong terá como foco obras advindas da Ásia. 

hong-kong
Art Basel Hong Kong 2019 (Foto: Courtesy Art Basel)

Se você tiver a oportunidade de ir a alguma edição da feira durante alguma viagem aos países sede, aproveite para conhecer pois é uma oportunidade preciosa de ver acervos de diversas galerias pelo mundo num dos eventos mais importantes e bem organizados da arte atual. Você já conhecia a Art Basel? Espero ter despertado o seu interesse para essa feira! E para você que busca Arte em Teresina, minha dica é que venha visitar a exposição ArrAMARES, que ainda está aberta e com entrada gratuita aqui na Montmartre! Espero você.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *