Rafael, um dos mestres do Renascentismo

Rafael, um dos mestres do Renascentismo

Retrato de Rafael Sanzio

Salut! Como estão vocês? Nosso assunto de hoje é História da Arte e escolhi falar de um artista que tem seu nascimento e falecimento relembrados no mês de abril: Rafael Sanzio, ou apenas Rafael, como é conhecido mundialmente. Italiano, nasceu em 6 de abril de 1483, foi um importante pintor e arquiteto da Escola de Florença, no período do Renascimento e é considerado um dos maiores nomes desse movimento, ao lado de Da Vinci e Michelangelo.

Filho do pintor Giovanni Santi, foi através da família que Rafael despertou o interesse pela arte. Suas pinturas se destacam pela suavidade dos traços, o uso da perspectiva e da proporção entre figuras. No atelier de Pietro Perugino (1450-1523), aprendeu a técnica do Afresco e aos 17 anos já era apontado como mestre da pintura. Sua primeira obra que obteve destaque foi “O Casamento da Virgem”, de 1504.

obra-casamento-da-virgem
Casamento da Virgem, 1504 (Foto: Reprodução)

O pintor esteve em muitas cidades italianas produzindo e fazendo sua obra ser conhecida e admirada em espaços importantes como em Florença, onde já se destacavam pinturas de Michelangelo e Da Vinci. Anos depois, foi nomeado arquiteto oficial do Vaticano, onde permaneceu por 12 anos, produziu obras de grandes dimensões e ficou responsável pela continuidade das obras da Basílica de São Pedro.

Com foco em pintar figuras humanas, em seus poucos anos de vida, Rafael foi um dos artistas mais influentes do Renascentismo e de todos os tempos, tendo trabalhos relevantes na pintura, afrescos, projetos arquitetônicos, etc. Entre suas principais obras estão “A Deposição de Cristo”, “Escola de Atenas” e “Madona do Baldaquino”.

madona-do-prado
Madona do Prado, 1506 (Foto: Reprodução)

O artista morreu aos 37 anos, no auge da sua carreira na data do seu aniversário, no dia 6 de abril de 1520. Pela proximidade da data, resolvi homenageá-lo no post desta semana. Você conhecia a fundo a história de Rafael Sanzio? 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *